sábado, 13 de novembro de 2010

Sobre Amizade

Adiei pensando que saberia como começar. Não sei. Nem vou aprender. Falar de coisas como essa me deixa sempre sem palavras. Deve ser porque acho sempre pouco. Há coisas que nos transcedem. Uma delas é esse sentimento arrebatador, forte, verdadeiro, divino, eu diria. Um sentimento meio cúmplice, meio preocupado demais. Um pouco misterioso, um pouco acolhedor, um pouco mágico, um pouco simples. Ora essa! Palavras para quê? Qualquer definição poética fica aquém. Qualquer "eu te amo" gritado, escancarado, arremessado, riscado, rabiscado, lançado ao vento, continua sendo quase nada perto de tudo isso. É qualquer coisa que nos faz sentir importantes. Uma sensação bem real e bem gostosa de que somos todos uma única família. Nos faz acreditar que o amor é capaz de dominar o mundo, que a simplicidade e a sinceridade são capazes de conquistar até o iceberg mais gelado do Universo. É um calor que oriunda do coração e escorre por palavras de carinho, gestos, atitudes e conversas... Do que estou eu a falar afinal? Acho que posso usar a definição corriqueira, embora não acredite que todos saibam verdadeiramente o que é sentir essa ligação. Confesso: falo de amizade, meus caros! Aquela que a gente faz e parece que vamos ter para sempre, uma bengala forte onde se apoiar. Aquela que a gente conquista e exibe como o melhor troféu de todos os campeonatos. Aquela que a gente divide, com quem a gente conta e para quem a gente conta todos os pecados e virtudes. Aquela com quem a gente sofre junto, chora, grita, comemora. Aquela que a gente ama mesmo quando deixa de aparecer nos nossos dias. E inventa outras formas de cuidar quando não está perto. Amizade verdadeira é o espelho do céu. É a forma mais bonita e mais criativa que Deus criou de estar perto. Amizade verdadeira enche a alma de esperança, de força, de coragem. E enche a vida de cor. Amizade verdadeira nem precisa de tempo para nascer. Porque na verdade, ela sempre existiu.
"A gente não faz amigos. Reconhece-os"

Em homenagem á minha Carol, o meu mais novo espelho do céu.

3 comentários:

Thiago Kuerques disse...

Uma das coisas mais bonitas que ja li. E, aposto, pode nao ser descontrolado como o amor mas é o sentimento mais resistente e puro do universo.
Parabens pelo reconhecimento. Aconteceu assim conosco, Dundun, e aconteceu assim com a a ruiva.
Amo voces. E amo ter a honra de, num mundo tao grande e cheio de esquisitices, poder encontrar voces.

Beijos

Caroline Cardoso disse...

Sem sombra de dúvidas uma das coisas mais lindas que eu já li na minha vida.
Queria saber usar as palavras tão bem assim como você, mas me limito a dizer que agradeço imensamente pelos seus sentimentos serem exatamente iguais aos meus.
Nos reconhecemos justamente na hora certa. Na hora em que precisamos uma da outra, talvez já precisássemos antes, mas só agora se tornara uma necessidade.
"Muitos são os planos do coração do homem, mas o propósito vem do Senhor" (Provérbios 19:21)
Esse provérbio traduz os últimos 15 dias da minha vida. Muitos eram os meus planos pra esta viagem e eu julgava saber qual era o propósito do Senhor pra que ela acontecesse, só quando eu cheguei na estação de Famalicão que eu descobri o verdadeiro propósito dessa minha viagem.
Nunca vou me cansar de agradecer por tudo!
E, principalmente, por todo o amor que eu recebi de você e da sua família enquanto estive ai. E tenho certeza que, mesmo daqui, continuarei recebendo.
Beijos da sua mais nova amiga de sempre.

Thaís Alves disse...

Lindo texto! Concordo plenamente de que a amizade verdadeira sempre está ali, aí um dia você encontra com ela e a química simplesmente acontece. Os fatos que acontecem depois, que fazem uma estar sempre apoiando a outra, são meras ilustrações, mas não o que define a amizade. A amizade verdadeira mora ali, no coração. Perto ou longe, sempre.