quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O Inverno na vida

Menos sete graus na temperatura habitual. A chuva bate forte na janela, o vento canta sozinho do lado de fora, chamando a atenção. Casacos e guardas-chuva voltam para o armário do dia-a-dia. O céu transforma-se em cinza, as nuvens encobrem os pássaros e a arquitectura histórica da cidade (do Porto, nesse caso) ganha uma beleza diferente.
Acabaram-se os dias de sol, não se sabe quando vão voltar. Já não tem a mesma graça passear á beira-mar. A Foz do Douro quase perde o seu encanto. Troca-se as ruas pelo aconchegante sofá de casa. Os encontros de verão e as viagens à Costa, pelo estudo intensivo ou no máximo, por filmes clássicos debaixo do cobertor. É a altura certa para se deixar embalar por Bob Dylan, Zeppelin ou até Pink Floyd. É a altura certa para hibernar o pensamento em longas conclusões sobre a vida, sobre o futuro, sobre coisas sérias que ninguém gosta de dar muita importância, inclusive eu.
Acho que o inverno existe na vida interior também. Um tempo mais calmo e ao mesmo tempo mais propicio à grandes mudanças. O que pode ser consolador ou uma verdadeira avalanche. Pessoalmente o que sinto é que aproxima-se uma grande revolução! O meu inverno interior será intenso, cheio de decisões, de planos e de emoções á mistura. Se eu não fosse eu, diria que o que importa agora é manter a cabeça ocupada, focada e sem espaço para grandes desvios. No fundo, acho que seria a melhor opção: segurar tudo num limite exacto de controlo e objectividade. Mas... e se eu quiser me deixar transformar num campo de batalha onde caibam toda a minha loucura e seriedade?

3 comentários:

Anónimo disse...

Hummmmm!!!!!
Acho que estou me tornando um grande fã...continue assim: fechando os olhos, abrindo o coração, inspirando, escrevendo e nos envolvendo...

Bjs

Thiago Kuerques disse...

De vez em quando, surpreenda-se. Eu vivo em estaçoes do ano tambem. Mas sou obediente ao tempo lá fora. Chove la fora e aqui dentro. Faz sol lá fora e aqui dentro tambem. Hoje, no Rio de Janeiro, faz um tempo bem nublado. To desobediente. Faço sol.
Te amo, manaa!
Beijos

Unknown disse...

E foi nesse Inverno que viemos parar pelo menos 9 meses por ano... não é neste inverno que eu quero estar a vida toda. (ponto final, melhor)

Beijinho*